sexta-feira, 9 de julho de 2010

Chaves - Portugal


As sem-razões do amor
(Carlos Drummond de Andrade)

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor
.
 Foto de Luciano

Chaves é uma cidade portuguesa do Distrito de Vila Real, Região Norte, sub-região do Alto Trás-os-Montes, com uma população estimada (em 2005) de 17 535 habitantes no seu perímetro periurbano. A cidade de Chaves em sentido restrito está dividida em três freguesias: Madalena, Santa Maria Maior e Santa Cruz - Trindade.
É sede de um município com 591,22 km² de área e 44 039 habitantes (2008 ), subdividido em 51 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha, leste pelo município de Vinhais, a sudeste por Valpaços, a sudoeste por Vila Pouca de Aguiar e a oeste por Boticas e Montalegre.
Os vestígios presentes na região de Chaves, legados da Pré-História, levam a admitir a existência de actividade humana no Paleolítico. São em grande quantidade os achados provenientes do Neolítico, do Calcolítico de Mairos, Pastoria e de S.Lourenço, dentre outros locais, e das civilizações proto-históricas, nomeadamente nos múltiplos castros situados no alto dos montes que envolvem toda a região do Alto Tâmega.
As legiões romanas que, há dois milénios, conquistaram aquelas terras instalaram-se de essencialmente no vale fértil do Tâmega, exactamente onde hoje se ergue a cidade e, construíram fortificações pela periferia, aproveitando alguns dos castros existentes.
Construíram muralhas protegendo o aglomerado populacional; construíram a majestosa ponte de Trajano; fomentaram o uso das águas quentes mínero-medicinais, implantando balneários Termais; exploraram minérios, filões auríferos e outros recursos naturais. Tal era a importância desse núcleo urbano, que foi elevado à categoria de Município no ano 79 d.C. quando dominava Tito Flávio Vespasiano, o primeiro César da família Flávia. Daqui advém a antiga designação Aquæ Flaviæ da actual cidade de Chaves, bem como o seu gentílico — flaviense.

 Foto de Luciano

10 comentários:

  1. Gracias por compartir esta hermosa Poesía y fotografías.

    Es un blog muy bello.

    Un abrazo, Montserrat

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo post e fotos também!

    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Ceiça, eu te vejo como simbolo de um sonho, e te tenho um carinho especial, e fico torcendo por sua felicidade, quando os vejo abraçados em foto, a esperança acende, e penso um dia tb será assim... Portugal de sonhos, de poetas e sonhadores, onde a semnte da esperança pode e deve germinar, beijos amada e volte sempre, fique uns tempos sem tempo e com o pc enconserto, devagariho to voltando. sejam felizes, tb por mim e por meus sonhos.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo post. Gostaria de conhecer esse lugar. Quem sabe! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Pois é ... eu que sou Chaves , iiquei ainda mais feliz em saber mais sobre a cidade e região, mais um motivo de orgulho para meu sobrenome !!
    Que história rica tem esse lugar ! - E águas termais , isso é demais de bom !!!!
    Agradeço muito a visita de voces ao IVANCEZAR, espero que voltem e, retribuo a gentileza, seguindo vosso Blog, certo de que iniciamos assim uma bela parceria, rompendo as barreiras da distância que nos separa. Cordiais saudações desde o sul Brasil !

    ResponderExcluir
  6. "E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor, e a outra metade... também."

    Oswaldo Montenegro


    Beijos & Flores no seu Domingo ... M@ria

    ResponderExcluir
  7. Venho agradecer o carinho da sua visita e te desejar um Domingo de muita luz e alegrias.

    Beijos de coração prá coração! M@ria

    ResponderExcluir
  8. Lhe faço um convite para vc e sua familia que entram em meu blog; Dia 30 de agosto estarei lançando um livro as 20:00 no meu salao no Jacques janine do Jardim sul ..só confirmar e pegar o endereço com a recepção.Fone 37441125

    ResponderExcluir
  9. Belas fotografias de Chaves...belo poema...Espectacular....
    Um abraço

    ResponderExcluir