segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais fotos da Suiça

Foto de Luciano

Frases e Pensamentos de Henri Amiel

"Conhecer é um ato. A ciência pertence, portanto, ao âmbito da moral. Agir é seguir um pensamento. A moral pertence, portanto, ao campo da ciência."

"Fazer com facilidade o que os outros acham difícil é talento; fazer o que o talento acha impossível é genial."

"A nossa maior ilusão é acreditar que somos o que pensamos ser."

"Fiz desaparecer a minha individualidade para nada ter que defender; afundei-me no incógnito para não ter qualquer responsabilidade; foi no zero que procurei a minha liberdade."

Henri Frédéric Amiel nasceu em Genebra, em 1821. Ainda criança, perdeu os pais e foi morar com um tio paterno.
Na sua juventude, fez diversas viagens pela Europa, quando finalmente, em 1844, matriculou-se no curso de Filosofia da Universidade de Berlim. Aprofundou seus conhecidos em Filologia, História, Antropologia, Psicologia, Estética e Teologia.
Quatro anos depois, em 1848, apresentou sua tese de doutorado à Universidade de Genebra, que foi consagrada dentro dos movimentos literários da Suíça. Sua tese também lhe rendeu a nomeação de professor catedrático de Estética e Literatura pela mesma universidade.
Amiel, então, passou depois a ensinar Filosofia, disciplina pela qual era completamente apaixonado e entusiasta. Fruto dessa relação de paixão, Amiel publicou vários estudos, como: “L'Academie de Genève”, de 1859, “Madame de Staël”, de 1876 e “Caractéristique Gènèrale de Rousseau, de 1879.
Além disso, publicou livros poéticos, entre eles: “Grains de Mil”, de 1854, “Il Penseroso”, de 1858)”, “La Part Du Rêve”, de 1863” e “Jour à Jour”, de 1880. O filósofo também lembrado pelas reflexões registradas em seu diário, “Journal Intime”, que foram publicadas em 1886, após sua morte.
Henri Amiel faleceu em 1881, em Genebra.

 Foto de Luciano

3 comentários:

  1. Buenos días: Gracias por compartir estas hermosas fotos y explicar la biografía de este filósofo.

    Son las 7 de la mañana,hoy ya he aprenido una cosa más.

    Un abrazo, Montserrat

    ResponderExcluir