sábado, 14 de agosto de 2010

Barcelona - España

Foto de Ceiça

Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autônoma de Catalunha, no nordeste da Espanha; é também a capital da comarca do Barcelonès e da província de Barcelona. É também a segunda maior cidade da Espanha após Madrid e possui uma população de cerca de 1.621.537 habitantes entre de seus limites administrativos uma área de 101,4 km2. A área urbana de Barcelona se estende além dos limites administrativos da cidade com uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes[1][2] em uma área de 803 km2[1], é a sexta área urbana mais populosa na União Europeia após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona, é a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo.
Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Do século VII ao VI a.C. não está documentada a existência de povoamento de nenhuma tribo ibérica. Aparentemente, por essa mesma época teria existido uma colônia grega (Kallipolis) na região, apesar de os historiadores discordarem sobre a sua localização exata. Os cartagineses teriam ocupado a região durante a Segunda Guerra Púnica e depois os romanos se instalariam no local.
Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar, chamada de Iulia Augusta Paterna Faventia Barcino, que estava situada sobre o então chamado Mons Taber, uma pequena elevação onde hoje está situada a catedral da cidade e a praça de Sant Jaume. No século II as suas muralhas foram construídas por ordem do Imperador Cláudio e já no início do século III a população de Barcino estava estimada entre 4.000 e 8.000 habitantes.
Depois de um pós-guerra duro para Barcelona, teve início uma fase de desenvolvimento sob o mandato do prefeito Josep María de Porcioles i Colomer. Toda a região próxima à cidade que ainda mantinha alguma tradição agrícola e rural aos poucos se vai urbanizando com grandes bairros cheios de imigrantes procedentes de outras partes da Península Ibérica. Restaurada a democracia após a morte do ditador Franco, um novo desenvolvimento cultural e urbanístico acontece, com uma crescente participação da população civil, dotando a cidade de grandes infra-estruturas dignas de uma metrópole moderna e cosmopolita atrativa para o turismo.

 Foto de Ceiça

EL POETA PIDE A SU AMOR QUE LE ESCRIBA
(Federico García Lorca)

Amor de mis entrañas, viva muerte,
en vano espero tu palabra escrita
y pienso, con la flor que se marchita,
que si vivo sin mí quiero perderte.

El aire es inmortal, la piedra inerte
ni conoce la sombra ni la evita.
Corazón interior no necesita
la miel helada que la luna vierte.

Pero yo te sufrí, rasgué mis venas,
tigre y paloma, sobre tu cintura
en duelo de mordiscos y azucenas.

Llena, pues, de palabras mi locura
o déjame vivir en mi serena noche
del alma para siempre oscura.

13 comentários:

  1. Obrigado pelas lições de História da Espanha. Um linguajar perfeito e poético. Ainda desejo aprender um pouco de espanhol, uma língua muito rica!
    Obrigado pela sua companhia!

    ResponderExcluir
  2. Una descripción resumida y perfecta de Barcelona, muy acertada. Un blog muy interesante y con una fotografias muy bonitas, continuaré visitándote.

    Un saludo grande desde Barcelona.-

    ResponderExcluir
  3. lindo demais..... que trabalho lindo o teu....parabéns mais uma vez.... comentar Federico García Lorca é covardia.... Mestre Mor, reverencia.....obrigado por presentar a humanidade com este blog!

    ResponderExcluir
  4. OH QUE HERMOSO POST. YO SOY DE BARCELONA.
    QUE BELLA SE VE LA PLAZA DE CATALUÑA,

    UN ABRAZO GRANDE, Montserrat

    ResponderExcluir
  5. Muito legal este resumo da história de Barcelona, Ceiça. Melhor ainda o fecho, com um dos mais belos poemas de amor do Lorca.

    Estava devendo-lhe, no mínimo, algum comentário, desde que descobri e passei a seguir este seu delicioso blog. Ainda bem que você apareceu no DS e deixou um generoso comentário no post do Teopha, fazendo-me lembrar que estava em falta com você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. El aire es inmortal, la piedra inerte
    ni conoce la sombra ni la evita.
    Corazón interior no necesita
    la miel helada que la luna vierte.
    Federico García Lorca
    Miríades de sentimentos nesta estrofe....
    Grato pelo grande carinho de sempre...no meu humilde blog com simples poeminhas....beijos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Ceiça este Blog no principio era para postar e ainda esta de pé a idéia falta é tempo.... quero postar nele somente poetas eternos....quero ver se começo esta semana a garimpar poemas e depois imagens.....e ai vou parar de postar nele os meus textos.....e fazer o post dos meus textos só no outro blog... Uma semana Iluminada para você com muita poesia!

    ResponderExcluir
  8. Além das ótimas fotos eis uma verdadeira aula sobre Barcelona que tanto quero conhecer. Parabéns pela edição. Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Ceiça, Barcelona é uma das mais lindas metrópoles da Europa, aqui nos deixas lindas fotos a ilustrarem a lição de história. Gostei muito. O poema não me atrevo a comentar, mas sou fã de Federico Lorca, parabéns pela excelente escolha.

    Tem uma boa semana.
    Bjs

    Sãozita

    ResponderExcluir
  10. Me encanta Barcelona.
    cidad de mis primas .
    Gracias por tu post me encantó.
    Un besito e...

    SORRIR



    Sorri...
    Sorri sempre...
    Aproveita...
    A Vida...
    O Sol...
    O Amor...
    E vai srrindo...
    Olha o belo...
    Olha o lindo...
    E continua a sorrir...
    Faz da vida...
    O teu grande sorriso...
    Pois é muito bom...
    Saber sempre sorrir...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  11. Hoje venho agradecer o carinho da sua amizade e suas visitas que tanto me deixa feliz.Amo Voces!!

    Paz na sua semana e abraço meu!!
    M@ria

    ResponderExcluir
  12. Que grande Barcelona, y que grande el poeta inmortal de Fuentebaqueros...

    Saludos y un abrazo.

    ResponderExcluir