domingo, 22 de maio de 2011

Manaus - Amazonas - Brasil

Teatro Amazonas e ao fundo o porto de Manaus.

Manaus
 é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas e o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil. É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É a cidade mais populosa da Amazônia, de acordo com o IBGE, sendo uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo. Destaca-se pelo seu patrimônio arquitetônico e cultural, com numerosos templos, palácios, museus, teatros, bibliotecas e universidades.

Vista panorâmica da Zona Franca de Manaus

Em 1540 Francisco Orellana, que vinha do Perú e pretendia chegar à Espanha, navegou em um grande rio que já se chamava Amaru Mayu ou “A Serpente Mãe do Mundo”, que rebatizou como Rio Orellana. Mas, ao ter sua expedição atacada na foz do Nhamundá por uma tribo de mulheres guerreiras, mudou o nome para Rio Amazonas, numa alusão às guerreiras gregas que retiravam um seio para melhor manuseio de arco e flechas.
Em 1542 a expedição de Orellana chegou ao Oceano Atlântico, e seus relatos despertaram o interesse de espanhóis, ingleses, holandeses e franceses, que chegaram a explorar comercialmente a imensa região e foram expulsos pelos portugueses somente por volta do ano de 1639.
Para garantir os seus domínios na região os portugueses criaram em 1669 o Forte de São José do Rio Negro, em torno do qual surgiu um arraial que se chamou Lugar da Barra e deu origem à cidade de Manaus.
Toda a região amazônica era governada a partir de Belém, capital da província do Grão-Pará, e como tornou-se impossível administrar uma área tão grande, atender à sua população e manter a paz com os indígenas que resistiam à colonização, criou-se em 3 de março de 1755 a Capitania de São José do Rio Negro.
Em 1833 o Lugar da Barra foi elevado à categoria de Vila e foi chamado de Manaus, que significa “Mãe de Deus”, em homenagem aos valentes índios da tribo Manaós. Em 24 de outubro de 1848 a vila recebeu o título de Cidade da Barra do Rio Negro e, em 04 de setembro de 1856, foi finalmente denominada Cidade de Manaus, tornando-se capital da então Província do Amazonas, que fora criada em 05 de setembro de 1850, desmembrando-se do Grão-Pará, para ocupar totalmente a região e resistir às tentativas de expansão do Perú.
Anos depois surgiu um dos mais importantes ciclos econômicos do estado, o Ciclo da Borracha, em uma época em que imigrantes nordestinos fugiam da seca e se instalavam nos seringais com o sonho de enriquecer. A participação de empresas inglesas foi importante para o surgimento de melhorias na cidade de Manaus, como luz elétrica, água encanada e rede de esgotos, o Porto de Manaus, e bondes elétricos, sendo importante acrescentar que, naquela época, muitos desses serviços ainda não existiam no restante do país. Foi um tempo de luxo, em que as famílias abastadas mandavam seus filhos estudarem na Europa e os prédios locais eram construídos com materiais exclusivamente europeus, em estilos art nouveau e neoclássico, com destaque para o famoso Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o prédio da Alfândega e o Palácio da Justiça, que até hoje são destaques na arquitetura local.

Encontro das águas rio Solimões e rio Negro

O Animal da Floresta
(Thiago de Mello)

De madeira lilás (ninguém me crê)
se fez meu coração. Espécie escassa
de cedro, pela cor e porque abriga
em seu âmago a morte que o ameaça.
Madeira dói?, pergunta quem me vê
os braços verdes, os olhos cheios de asas.
Por mim responde a luz do amanhecer
que recobre de escamas esmaltadas
as águas densas que me deram raça
e cantam nas raízes do meu ser.
No crepúsculo estou da ribanceira
entre as estrelas e o chão que me abençoa
as nervuras.
Já não faz mal que doa
meu bravo coração de água e madeira.

 
Ponte de Ferro Benjamin Constant

Dez Haicais para os Olhos da Amada
(Aníbal Beça)

do encontro
teus olhos chegam
dança que não destrança
aos sons que almejam.

do carinho
teus olhos traçam
nesse tão largo afago
curvas que abraçam.

da paixão
teus olhos ardem
ao lume qual perfume
brasas que espargem.

do amor
teus olhos brilham
entre luas azuis e nuas
a paz que trilham.

da entrega
teus olhos choram
em prece que enaltece
os salmos que oram.

da doação
teus olhos formam
das ázimas lagrimas
rios que ao mar tornam.

do cotidiano
teus olhos cantam
em temor ao desamor
males que espantam.

do desejo
teus olhos vibram
herpehos de desejos
no olor que aspiram.

do prazer
teus olhos quebram
momento e alumbramento
os tons que celebram.

do ciúme
teus olhos fitam
na ronda o meneio
da onda o mar que atiçam.

 

Municipio de Presidente Figueireido há 107 km de Manaus.
Conhecida por suas belas cachoeiras


18 comentários:

  1. Fico deliciada com as tuas postagens, minha querida! É que se um dia eu quiser viajar até Manaus, tenho todas as orientações aqui postas por ti, para além das fotos que são autênticos convites e terminas com fecho de oiro com os poemas de Thiago de Mello e Aníbal Beça!
    Uma postagem de luxo.Parabens!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Graça, tenho um irmão que nasceu nesse paraíso e ele se orgulha muito disso.
    Obrigada por sua carinhosa visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ceiça!

    Como é habitual tens aqui um pouco de tudo,e tudo seleccionado com muito gosto, e ainda com linda música a acompanhar.
    Está muito bonito e rico o post; parabéns!

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  4. Ceiça querida, voltei para deslumbrar-me com essa maravilha de Manaus que nos presenteias aqui.
    Lindo demais!
    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir

  5. Me encuentro descansando unos días en mi tierra bañada por el mar Cantábrico.

    Pero no por ello dejo de sentir la necesidad de pasar a dejarte unas letras para saludarte y desearte un hermoso fin de semana como presiento va a ser el mio también.

    Mis disculpas por no pasar a principio de semana, por más que lo he intentado me ha sido imposible...

    Desde esta tierrina donde estoy disfrutando de una vegetación de tan frondoso verdor, te envío un inmenso abrazo repleto de mi cariño!!

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  6. Essa cachoeira de águas cristalinas; essa música...tudo aqui tem gosto e sabor de Brasil. Como vejo muito cinema, amiga, lembro-me de dois filmaços do diretor alemão, Werner Herzog, Cobra Verde e Fitzcarraldo com o imortal Klauss Kinski nos papéis principais. Recomendo-lhe caso não os tenha assistido.
    Não gosto de fronteiras - estamos todos no mesmo planeta - e dizer que tal e qual país é mais bonito que o outro é uma falta de bom senso, mas temos tanta diversidade cultural e botânica por esses brasis afora que fica até difícil descrever tudo com palavras. Viajei muito na juventude e, agora, volto a fazê-lo. Adoro, adoro!
    Obrigada por mais essa maravilha, Ceiça!
    Uma semana ótima!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá Ceiça, amiga
    Que postagem tão deliciosa, como sempre, aliás! Textos e fotos em sedutora harmonia, encantando-nos nestes momentos que aqui passamos. Parabéns e obrigado.
    Beijinho
    Joaquim

    ResponderExcluir

  8. Estoy viviendo los últimos días de un breve periodo de descanso, siendo muy grato compartir contigo los sentimientos que afloran en el jardín del alma...

    A mistad
    S ueños
    T ernura
    U nión
    R imas
    I lusión
    A legría
    S onrisas

    Para desearte un esplendido fin de semana con sincero aprecio.

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  9. Gracias por tu visita y amable comentario.
    Brasil para mi es un país maravilloso, no lo conozco personalmente, pero sueño con visitarlo algún día, máxime después de ver tu maravilloso blog, con esas fotos tan celestiales, es realmente un paraíso por su vegetación y sus gentes.
    Me quedare en este blog para poder seguir disfrutando.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga mais um post fascinante, é sempre um prazer viajar consigo.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir

  11. Que he regresado es evidente, y que traigo el baúl cargado de ilusiones para unos cuantos días también es un pensamiento acertado...

    Pero siempre se queda otro deseo en espera, y es la tentación de pasar por este espacio para satisfacerme de las letras y su contenido, siendo dejadas como aportación de ideas y creando un puente de amistad entre los amig@s, permitiendo pleno derecho a los sentimientos...

    Y eso me estaba esperando cada día recordándome que el tiempo es la madre del olvido, pero en esta ocasión se equivocaba, se equivocaba...

    Brindo por estar un día más a tu lado!!

    María del Carmen

    ResponderExcluir

  12. Abriendo el comienzo del post de Mis caricias del Alama del día de hoy he dejado un detalle para ti que lleva impreso mi toque personal...

    Es un obsequio en el que le he puesto sentimiento, por estar a mi lado acompañándome y dándome el aliento necesario para continuar dibujando ilusiones en compañía de diversas emociones que hacen que el arco iris brille para mi con más intensidad de la que ya posee...

    A continuación hay un corazón que pide ser adoptado y para terminar el galardón Luz del sol, como ves regreso con una hermosa cascada de motivaciones para compartir.

    Feliz fin de semana para que todo siga siendo un compás de armonía a tu alrededor...

    Te aprecia y estima.

    María del Carmen

    ResponderExcluir

  13. La vida tiene un trayecto corto, por eso es importante romper las reglas y tomar la iniciativa...

    En perdonar y olvidar a los que han dañado, sin guardar rencor, ser sinceros con nosotros mismos y con los demás, reír a mandíbula abierta y nunca, nunca, olvidarse de ser feliz y así vamos forjando un mañana más transparente.

    Al menos lo intento, y deseo que seas feliz hoy, el resto de semana y siempre!!

    Te aprecia

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  14. linda foto das cascata linda
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Amiga passei para desejar um Bom domingo e uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir

  16. Vamos a celebrar el día de la amistad con unos días de adelanto...

    Una de nuestras amigas fue quien lo inició hace unos días, y lo continuo con parte de sus regalos.

    Más otro que yo he personalizado, pensando en ti, que lo encontrarás al final de los demás, con el que acompaño para que tengas variedad para compartir.

    Los obsequios están en Mis caricias del alma, en la entrada subida con fecha día siete.

    Un abrazo de madreselvas para este fin de semana, que a través del aroma envuelven con ternura los sueños que anidan en los corazones...

    María del Carmen

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha tudo isso, amiga !

    Fiquei com imensa vontade de ir conhecer in loco.
    Aquela água cristalina aguçou-me a vontade do calor que daqui fugiu, foi de férias :)

    Adorei a tua visita guiada. Cinco *****

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. na minha escola teve olimpiada de lingua portuguesa e eu tive que fazer uma poesia sobre o lugar onde vivo eu falei de manaus de suas riquezas e pobrezas e o meu poema foi premiada da sla... fiquei muito feliz

    ResponderExcluir