quarta-feira, 5 de maio de 2010

Primavera

Foto de Luciano

SE JÁ NÃO QUERES MAIS...
(Teresa Cordioli)

Para que não te esqueças na entressafra,
Escrevo-te em versos o meu pedido:
Por favor, me regue, para que e’mim renasça
A inspiração que pensei um dia ter partido.

Se já não me queres mais, finge e disfarça
Colocando em minha vida, um novo sentido.
Não me deixes aqui a te esperar sem graça,
Com meu peito em lágrimas, coração ferido.

Meu amor, não fiques aí parado, esperando
Que meus versos fluam sem teu carinho;
Sem eles, fico na janela, apenas chorando.

Vem, rápido, outro pode estar a caminho,
Trazendo tudo o que estou esperando,
Tomando meu coração por seu ninho...

 Foto de Luciano

“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar
e voltar sempre inteira.”

Cecília Meireles

A Primavera

É a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

8 comentários:

  1. Muito bonita postagem. Parabéns pelo tema muito oportuno. Obrigado por prestigiar o meu album p&b. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Atrevo-me ainda,
    A escrever sonhos na areia,
    Sei o mar os vai levar,
    Mas vai que um dia
    Alguém os encontre!

    Santaroza

    Feliz FDS.....Beijos poéticos!!

    ResponderExcluir
  3. Uma útil lição de astronomia

    embora dizendo respeito à Terra.

    Mas não faz a Terra parte do Cosmos?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. LINDO belas fotos em texto e poema
    beijos

    ResponderExcluir
  5. as rimas não partem quando o amor ainda fica.

    ResponderExcluir
  6. Os poemas de amor ligam bem com uma sardinheira toda em flor, enfeitando uma janela...assim como a Primavera se entrelaça na buganvília estendendo-se á medida que os dias crescem...
    Gostei muito deste teu cantinho...
    Beijo e boa semana
    Graça

    ResponderExcluir
  7. Olá, belas fotografias...belo texto...Espectacular....
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. I love music very attractive photos and great poetry attractive

    ResponderExcluir