sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Porto Seguro - Bahia - Brasil


A História do Brasil tem início em Porto Seguro. Em 22 de Abril de 1.500 a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez em terras até então desconhecidas, dando inicio á formação deste maravilhoso país. A Costa do Descobrimento é um conjunto de lugares únicos onde o visitante pode escolher as mais diversas opções que vão do turismo ecológico, nos refúgios mais paradisíacos, até a badalação da noite muito animada. A terra do descobrimento continua sendo descoberta a cada visita. Um dos destinos mais procurados do País encarta os seus visitantes com a sua infra-estrutura, com a quantidade de opções de lazer que oferece e com a exuberância natural, uma região considerada Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.
A cidade de Porto Seguro tem suas atividades econômicas baseadas no turismo, extração vegetal, agricultura, pecuária e pesca. São 90 km de praias formadas por recifes de corais, enseadas, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica. Um verdadeiro paraíso ecológico, que oferece uma mistura de história, cultura, arte e belezas naturais. Diversidade é uma palavra presente no turismo em Porto Seguro. Ecologia, diversão, negócios, história e cultura são algumas das opções que a cidade oferece. Tudo somado ao encanto e simpatia natural de nossa gente. Aproveitar Porto Seguro é encontrar o equilíbrio perfeito entre a natureza, o homem e sua história.
Porto Seguro possui alguns dos mais antigos monumentos históricos do País, além de paisagens naturais de rara beleza ao longo de sua costa. Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro. Cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial desde 1973. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, Porto Seguro, além de representar o próprio marco do descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização.

Foto de JONES STYFORLAMB
 
Amar e ser amado
(Castro Alves)

Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Por essas doces noites de desvelo!
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus olhos mirar meu pensamento,
Sentir em mim tu’alma, ter só vida
P’ra tão puro e celeste sentimento:
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
Juntos, juntos perderem-se no oceano —,
Beijar teus dedos em delírio insano
Nossas almas unidas, nosso alento,
Confundido também, amante — amado —
Como um anjo feliz... que pensamento!?


Foto de JONES STYFORLAMB