Salamanca é um município da Espanha na província de Salamanca, comunidade autónoma de Castela e Leão, de área 38,6 km² com população de 160415 habitantes (2004) e densidade populacional de 4121,66 hab/km².
Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as Catedrais, o Palácio de La Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Dueñas e a Torre do Clavero. O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Dueñas são outras referências culturais da cidade.
A atual vida quotidiana de Salamanca centra-se na universidade, na alegria cosmopolita e poliglota dos seus visitantes e na Plaza Mayor. Esta praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o símbolo universal da cidade.
As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma actividade económica importante. Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988.
Terra de clima ameno e topografia variada. Sendo a cidade situada em local mais plano mas com montanhas ao norte e ao sul. Dona da penúltima catedral gótica construida na Espanha. Como seus maiores tesouros encontraremos a Universidade de Salamanca (a segunda universidade mais antiga da Europa, fundada no ano 1218 por Alfonso IX de Leão), as Catedrais Nova e Velha, Plaza Mayor, Ponte Romana e outros sem fim. Seu título se deve ao fato de o arenito utilizado em suas antigas construções apresentar coloração levemente dourada clara,de acordo com a luz pode-se verificar que o título faz juz a sua beleza.
O mais rico de Salamanca talvez seja sua história secular, onde se verificaram acontecidos inusitados, Cristóvão Colombo mesmo chegou a passar pela cidade, nela tivemos a inquisição, judeus, portugueses, árabes e tantos outros mais compuseram seu quadro histórico, também devido sua localização geográfica foi em dados momentos e ocasiões local com influência de correntes celtas. Talvez daí venha sua significação, Salamanca, local onde se reunem as bruxas. Hoje, local onde se encontram turistas, sonhos ,belezas e histórias.Dentro desta cidade de cerca de 300.000 habitandes reside um maravilhoso celeiro cultural da humanidade.
Plaza Mayor
CANCIÓN DE AMOR
(José Ledesma Criado)
Y de la nada queda
solamante vacío,
y del amor la huella
y lo vivido.
Y del temblor triunfante
el latido,
y esa oscura esperanza
de los hijos.
Y del río, y la nube
y el tomillo,
sólo queda la luz
o la noche del olvido.
y de mí y de ti
unidos,
sólo el recuerdo,
y Dios entre visillos.
(Del libro "Del amor y el silencio" 1974)
Catedrais Nova e Velha
LUIS DE GÔNGORA (1561-1627)
"Mientras por competir com tu cabello. . ."
(Trad. de Delson Tarlé)
Enquanto, a competir com teu cabelo,
o ouro brunido ao Sol reluz em vão
e, pálido de inveja, quedo ao chão,
perde-se a contemplar-se o lírio belo,
e o rubro de teus lábios deixa em zelo
mais olhos do que o cravo temporão,
e o colo altivo traz um ar loução
como o cristal luzente aspira tê-lo;
goza lábios, cabelo, colo albente,
antes que tudo, em tua idade alada
- ouro, lírio, cristal, cravo rubente -
não só se acabe em prata e flor crestada,
mas tu e a tua vida, juntamente,
em terra, em fumo, em pó, em sombra, em nada.

Ciudad universitaria por excelencia
Sin duda, el complejo de los edificios universitarios, forman uno de los atractivos turísticos de la población salmantina. Sus patios, museos y obras de arte, como la cúpula pintada conocida como el Cielo de Salamanca, hacen las delicias de todos los visitantes. El aroma estudiantil es abrumador.