Foto de Luciano
Frases e Pensamentos de Henri Amiel
"Conhecer é um ato. A ciência pertence, portanto, ao âmbito da moral. Agir é seguir um pensamento. A moral pertence, portanto, ao campo da ciência."
"Fazer com facilidade o que os outros acham difícil é talento; fazer o que o talento acha impossível é genial."
"A nossa maior ilusão é acreditar que somos o que pensamos ser."
"Fiz desaparecer a minha individualidade para nada ter que defender; afundei-me no incógnito para não ter qualquer responsabilidade; foi no zero que procurei a minha liberdade."
Henri Frédéric Amiel nasceu em Genebra, em 1821. Ainda criança, perdeu os pais e foi morar com um tio paterno.
Na sua juventude, fez diversas viagens pela Europa, quando finalmente, em 1844, matriculou-se no curso de Filosofia da Universidade de Berlim. Aprofundou seus conhecidos em Filologia, História, Antropologia, Psicologia, Estética e Teologia.
Quatro anos depois, em 1848, apresentou sua tese de doutorado à Universidade de Genebra, que foi consagrada dentro dos movimentos literários da Suíça. Sua tese também lhe rendeu a nomeação de professor catedrático de Estética e Literatura pela mesma universidade.
Amiel, então, passou depois a ensinar Filosofia, disciplina pela qual era completamente apaixonado e entusiasta. Fruto dessa relação de paixão, Amiel publicou vários estudos, como: “L'Academie de Genève”, de 1859, “Madame de Staël”, de 1876 e “Caractéristique Gènèrale de Rousseau, de 1879.
Além disso, publicou livros poéticos, entre eles: “Grains de Mil”, de 1854, “Il Penseroso”, de 1858)”, “La Part Du Rêve”, de 1863” e “Jour à Jour”, de 1880. O filósofo também lembrado pelas reflexões registradas em seu diário, “Journal Intime”, que foram publicadas em 1886, após sua morte.
Henri Amiel faleceu em 1881, em Genebra.
Foto de Luciano
Buenos días: Gracias por compartir estas hermosas fotos y explicar la biografía de este filósofo.
ResponderExcluirSon las 7 de la mañana,hoy ya he aprenido una cosa más.
Un abrazo, Montserrat
lindas fotos pelo poema
ResponderExcluirbeijos
mas não interpretam??
ResponderExcluir